Aguarde...

Benvindos Benvindos

Notícias

Centro Social comemorou 31º Aniversário

Centro Social comemorou 31º Aniversário

O Centro Social Polivalente da Freguesia de Murtede (CSPFM) comemorou com pompa e circunstância o 31º aniversário da sua fundação, assinalando-o através de um conjunto de homenagens e cerimónias que tiveram lugar no passado Domingo, 19 de Julho. Em condições normais esta celebração teria tido lugar por ocasião do 30º aniversário, mas a prudência e as condicionantes decorrentes da pandemia de Covid-19 obrigaram ao seu adiamento.

 

A parte da manhã foi dedicada a momentos simbólicos em homenagem aos diretores, sócios e utentes falecidos, nomeadamente a deposição de coroas de flores nos cemitérios da freguesia e a celebração de uma eucaristia evocativa, momentos que foram abrilhantados pela Banda Filarmónica da Associação Musical da Pocariça.

 

Após o almoço convívio, as homenagens iniciaram-se com a entrega de distinções de reconhecimento às quinze funcionárias que entretanto completaram 20 anos de serviço (Adélia Batista, Ana Maria Patrão, Áurea Freire, Dulce Carvalho, Fernanda Cordeiro, Lucinda Oliveira, Maria Arlinda Carriço, Maria Augusta Lopes, Maria Fátima Galhano, Maria Fátima Ramos, Maria Isabel Amaro, Maria Natália Batista, Marta Silva, Paula Simões, Vera Ferreira).

 

José Machado Alves Carriço, Presidente do Centro Social, recordou muita da história da instituição e relatou as dificuldades que nunca deixaram de surgir, para vincar que “só é possível criar e manter em funcionamento uma casa destas com o esforço de todo o pessoal e diretores, ao qual acrescem algumas ajudas externas de amigos do Centro e que vão ajudando a abrir portas e a garantir as condições de funcionamento”. Sérgio Maia, Presidente da Junta de Freguesia de Murtede, assinalou “o papel importantíssimo que o CSPFM desempenha na freguesia e particularmente na área social”, para de seguida destacar que “se muitas portas se abriram, isso deve-se e muito ao papel que José Carriço tem desempenhado no Centro desde a sua génese”. Pedro Cardoso, Presidente da Câmara em exercício (a Sra. Presidente encontra-se no estrangeiro e fez chegar a sua mensagem de parabenização), destacou “a ação fundamental das IPSS's dentro da rede de apoios sociais, a proximidade e colaboração do Município de Cantanhede, bem como o garrote de constrangimentos legais e financeiros que fazem temer pelo futuro e pela coesão social”.

 

Seguiu-se o reconhecimento a diversas personalidades que com as suas ações em múltiplas áreas contribuíram para a fundação e desenvolvimento da atividade do CSPFM. Os homenageados foram a Dr.ª Adelaide Donário, o Eng.º Ramiro Miranda, o Eng.º Alcindo Oliveira, o Eng.º Alves dos Santos, o Enf.º Idálio Estanislau, a Enf.ª Madalena Maia, a Enf.ª Célia Simões, o Enf.º Denis Lourenço, a Dr.ª Graciete Bento, o Dr. Francisco Martins, o Sr. Alfredo Pinto, o Sr. Padre Vidal Nogueira, o Sr. Leonel Amaro e o Dr. António Rodrigues Costa.

 

As homenagens foram encerradas com dois momentos extremamente marcantes, consubstanciados no descerramento de duas placas alusivas. A primeira destas placas ficou colocada no átrio de entrada das instalações e alude ao papel do Sr. Leonel Amaro enquanto fundador e primeiro Presidente da Assembleia Geral do Centro Social, cargo que desempenhou ininterruptamente entre 1993 e 2018. Não menos simbólico foi o descerramento de uma outra placa nos jardins da instituição, esta alusiva a Clarisse Fernandes, funcionária tragicamente falecida há cerca de um ano.


Administração 20/06/2022
Partilhar esta notícia
Ver Todas