Freguesia teve sessões de esclarecimento sobre limpeza de faixas

Realizaram-se na Freguesia de Murtede duas sessões de informação sobre a limpeza da faixa de gestão de combustível que será brevemente executada na rede viária florestal sob jurisdição municipal.

As sessões foram promovidas pelo Gabinete Técnico Florestal do Município de Cantanhede em colaboração com a Junta de Freguesia de Murtede e tiveram lugar em Murtede (na sede da Junta) e em Enxofães (na antiga EB1).

Abaixo se resumem as principais conclusões:

* Concorde-se ou não com a implementação destas faixas e com os princípios técnicos que lhe estão subjacentes, a sua execução resulta de imperativos legais.

* Face à dimensão do Município de Cantanhede, as faixas das estradas municipais serão executadas ao longo dos próximos anos e por freguesias, conforme calendarização prevista no PMDFCI. A ordem de execução atendeu ao risco e ao histórico de incêndios florestais, razões pelas quais a Freguesia de Murtede é uma das primeiras.

* A execução dos trabalhos está prevista na Lei e no PMDFCI e foi publicitada por edital afixado e publicitado nos meios do Município de Cantanhede e da Freguesia de Murtede. O edital será também afixado nos troços a intervir e realizaram-se sessões de informação à população.

* Prevê-se que os trabalhos na nossa freguesia tenham início nos primeiros dias de Novembro.

* A gestão destas faixas (limpeza da vegetação e corte de árvores) é da responsabilidade da entidade gestora das vias, não tendo os trabalhos qualquer custo para os proprietários.

* O que está em causa nesta obra são as faixas laterais às estradas municipais, sendo que nas demais vias da freguesia previstas no PMDFCI, a execução competirá às entidades que as gerem (Brisa na A1, Infraestruturas de Portugal na EN234 e a Junta de Freguesia nalguns caminhos).

* Dentro das faixas, como a distância prevista entre copas para o eucalipto e pinheiro bravo (10m) é igual à largura da faixa, a remoção destas espécies será praticamente total.

* Os terrenos das faixas que estivessem ocupados com pinheiro bravo ou eucalipto podem ser reconvertidos, podendo ainda ser ocupados com árvores de fruto ou com outras espécies florestais (neste último caso, desde que respeitem a distância de 4m entre copas).

* Sendo a madeira dos proprietários, estes poderão proceder ao seu corte ou aguardar que seja cortada pelo empreiteiro, que fará os cortes segundo medidas padronizadas.

* Os proprietários, sobretudo os que tiverem maiores frentes que coincidam com as zonas de intervenção, foram aconselhados a proceder previamente à venda da madeira, já que esta tendencialmente desvaloriza com o corte.

* Por outro lado, nas zonas onde as propriedades tenham menor dimensão, sugere-se o acompanhamento dos trabalhos, dado que poderá haver alguma dificuldade posterior na identificação e separação da madeira de cada um dos proprietários.

* Qualquer dúvida pode ser esclarecida junto do Gabinete Técnico Florestal do Município de Cantanhede ou da sua Junta de Freguesia de Murtede.

A imagem anexa é elucidativa dos trabalhos a realizar (retirada de www.avozdetrasosmontes.pt )

Freguesia teve sessões de esclarecimento sobre limpeza de faixas Administração 18/10/2019

Navegador sem plugin para PDF
Consultar o documento aqui