Aguarde...

Benvindos

Gastronomia

A gastronomia de Murtede combina o bom gosto com a imaginação das mãos que trabalham a comida. Os sabores são aguarelas num quadro gastronómico regional que não deixam ninguém indiferente. Doces e salgados combinam-se perfeitamente, quando banhados pelos fabulosos vinhos da região, Vinhos maduros, branco e tinto, da Região Demarcada de Bairrada. Ficam aqui alguns exemplos fabulosos…
 
 
Negalhos
Ingredientes:
Bucho de cabra
Diversos tipos de carne de cabra e porco
Chouriço
 
Tempero:
Sal
Colorau
Pimenta
Louro
Alho
Piripiri
Salsa ou hortelã 
1 Colher de banha de porco
Vinho tinto
 
Preparação:
Corta-se aos pedaços buchos de cabra bem lavados e escaldados de forma a poderem ser recheados, enrolados e fazerem bolinhas. O recheio é constituído pelas aparas que sobram dos buchos, pelas carnes cortadas em bocados pequenos e pelo chouriço. Enrolando-se tudo em bolinhas que são cozidas com linha ou atada com tripas finas.
 
Coloca-se os negalhos numa caçoila de barro e tempera-se com salsa, colorau, louro, alho, sal q.b., piripiri, azeite, 1 colher de banha de porco, e no fim cobre-se tudo com um bom vinho tinto.
Vai a cozer durante umas horas em forno a lenha. Acompanha-se com batatas cozidas com pele e grelos ou feijão verde.
 
 
Sarrabulho
Ingredientes:
Vísceras de porco (fígado e outras)
Febras de porco
Carne gorda e couratos de porco
Sangue de porco
Batatas
 
Tempero:
Cebola
Alho
Louro
Salsa
Sal
Manteiga de porco
Colorau
Pimenta
Azeite
Vinho branco
 
Preparação:
O sangue é previamente cozido à parte, o mesmo acontecendo com as batatas, que vão a cozer cortadas aos bocados. As carnes são cortadas em pequenos pedaços e colocadas numa grande panela: as vísceras tiradas do porco após a matança, as febras e a "peituga, com alguma carne gorda e couratos. As proporções relativas dependem do gosto de cada um. 
 
Às carnes vão-se adicionando os seguintes ingredientes: cebola, alho, louro salsa, manteiga de porco, o sangue de porco previamente cozido, azeite, vinho branco, colorau, pimenta, e sal. Nalgumas variantes junta-se um pouco de sumo de laranja ou limão para cortar um pouco as gorduras. Vai a cozer durante algum tempo em lume brando e no final juntam-se as batatas previamente cozidas e cortadas.

 

Bolo de Páscoa

Ingredientes:
1kg de farinha de trigo
300gr de açúcar
100gr de manteiga
5 Ovos
1 Colher de sopa de sal
1 Cálice de aguardente
Raspa de 1 limão
Erva-doce moída (q.b.)
40gr de fermento de padeiro
Leite (q.b.)
 
Preparação:
Dilui-se, num pouco de água, metade da farinha e o fermento de padeiro, para fazer o fermento para a restante massa. Em seguida, amassam-se estes ingredientes com um pouco de leite num alguidar e deixa-se a levedar durante quarenta e cinco minutos, Durante este tempo, o alguidar deve estar tapado com um cobertor de lã, em local morno e sem corrente de ar.
Findo este tempo, e em cima de uma mesa polvilhada com farinha ou num alguidar, junta-se a restante farinha e coloca-se no meio o fermento preparando anteriormente.
 
Junta-se a manteiga amolecida, o cálice de aguardente, os ovos com clara e gema, o sal, o açúcar, a raspa de limão e a erva-doce, amassando com as mãos até ligar tudo muito bem. Ao mesmo tempo que se amassa, vai-se adicionando o leite, conforme seja necessário, até que a massa fique brilhante e macia.
Polvilha-se um alguidar com farinha e coloca-se dentro a massa deixando a levedar durante mais quarenta e cinco minutos com o alguidar tapado com um cobertor de lã em local morno e sem corrente de ar.
Após esse tempo, moldam-se os bolos em forma de bola, pincelam-se com ovo e levam-se a cozer em forno moderado.
 
 
Chanfana
Ingredientes:
Cabrito
Folhas de louro
Piripiri
Sal
Salsa
Banha de porco
Azeite
Pimentão-doce ou colorau
 
Vinho tinto
Cebola
Alhos
 
Preparação:
Corta-se o cabrito aos pedaços e retiram-se as gorduras. Coloca-se a carne e todos os temperos numa caçarola de barro preto, regando e cobrindo tudo com vinho maduro tinto. Levanta-se a caçarola ao forno de lenha. Passado algum tempo, prova-se e se ainda não tiver cozido e o vinho tiver secado, acrescenta-se mais um pouco, deixando apurar.
 
 
Leitão à Bairrada
Ingredientes:
1 Leitão
Alhos pisados 
Sal grosso
Pimenta
Banha
1 Ramo de salsa
 
Preparação:
Depois de morto, coloca-se o leitão em agua a ferver e raspa-se com uma faca, para lhe tirar os pelos. 
Abre o animal e retira-se as tripas.
Lava-se novamente e, em seguida deixa-se secar durante quatro horas. Enfia-se o leitão num espeto e, por dentro, barra-se com i preparado feito com a banha, os dentes de alho, o sal e a pimenta.
 
Cose-se o porco com agulha e fio de cozinha e mete-se no forno, colocando por baixo um recipiente para recolher a gordura que escorre.
 
O leitão deve ser retirado do forno com relativa frequência (de meia em meia hora) e passa-se um pano na pele, para limpar o excesso de gordura. Esse processo vai levar a que o leitão fique com a pele dura e estaladiça.
 
O tempo de cozedura varia entre uma hora e meia a duas horas.
Depois de assado retira-se do espeto e serve-se com batatas fritas.
 
 
 
Além de restaurantes, onde se poderá apreciar o leitão assado à Barrada, a chanfana, os negalhos e o sarrabulho, a caça e o artesanato podem ser dois bons polos de atração turística, embora Murtede não possua outras estruturas de acolhimento do turista, como uma pensão ou pousada. 


Compartilhar titulo produto

Envie-nos a sua mensagem

Obrigado

Tire as suas dúvidas, envie-nos sugestões, estamos ao seu dispor!

Morada

Rua da Fonte nº5 3060-408
3060-408

Murtede
Cantanhede

Contactos

Telef: 231 201 770
Fax: 231 201 770
Telemóvel: 000000000
Email: geral@freguesiademurtede.pt

Atendimento

Quintas feiras | 20h00 às 22h00
Nota: Quando for feriado à Quinta-Feira, o atendimento será antecipado para o dia útil anterior.